Confederação Brasileira de Karate de Contato

Karate Infantil

Karate Shinkyokushin  para crianças:

O Karatê reforça o controle de um indivíduo.
Em combate, tem que se estar constantemente pronto a usar as técnicas defensivas e ofensivas sem, no entanto, pararde perceber o que se passa ao seu redor. Isso requer lucidez e para ser lúcido, é indispensável saber controlar-se. Desta maneira, os praticantes de Karate não representam um perigo para a sociedade.

KARATE PARA CRIANÇAS

O estímulo à coragem para enfrentar obstáculos, é parte dos ensinamentos do Karatê.

A coragem nada mais é do que a energia moral que temos diante de situações difíceis ou de aflição.

Já dizia Masutatsu Oyama, Um dos grandes Mestres de Karatê:

“Perder dinheiro é perder pouco, perder confiança é perder muito, mas perder a coragem é perder tudo, porque perderá a si mesmo .

Portanto, mantenha a coragem como o bem mais precioso da vida.”

BENEFÍCIOS FÍSICOS IMEDIATOS

1-MANUTENÇÃO DA SAÚDE E FORTALECIMENTO FÍSICO.

É inegável a contribuição que a pratica física do Karatê proporciona aos praticantes, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento.

Correção da postura corporal e agilidade física é um dos primeiros benefícios que os pais percebem em seus filhos.

2 -COORDENAÇÃO MOTORA.

Executando os exercícios de Karatê conhecidos como KATAS e KIHONS, exercita-se de forma natural e progressiva toda a estrutura física necessária e fundamental, pois trabalha-se os membros superiores e inferiores, lados direito e esquerdo simultaneamente e conseqüentemente ativando o lado direito e esquerdo do cérebro.

3-RELAXAMENTO.

Tendo em vista a ampla variedade de exercícios anaeróbicos e aeróbicos durante o treinamento, todo o sistema muscular é trabalhado em sincronia. Existe o trabalho de contração e descontração muscular ( Kime ), junto com o devido ritmo de trabalho em cada aula, o que proporciona uma sensação de relaxamento e bem estar ao seu final .

BENEFÍCIOS DO KARATE PARA CRIANÇAS

O Karate pode ser praticado pessoas de todas as idades, mas é imprescindível que o professor saiba conduzir as aulas respeitando a fase de desenvolvimento que o aluno se encontra. É o caso do ensino do Karate para crianças.
As crianças que praticam Karate se tornam mais responsáveis, seguras e aprendem a importância da disciplina. Além disso, durante os treinamentos vivenciam situações que desenvolvem a capacidade de se ajudar e aprender mutuamente.
Durante o processo de aprendizagem do Karate, o professor mostra para a criança o quanto ela é capaz de evoluir respeitando seus próprios limites. O contato com a filosofia do Karate também ajuda na boa formação educacional e social, já que os alunos trabalham o tempo todo conceitos como respeito, calma, atenção, concentração, auto-controle, auto-confiança e valorização, além da arte harmonizar as energias e desenvolver os movimentos, a consciência corporal e a coordenação motora.
Nas aulas de Karate o aluno vivencia situações que levam a perceber que a agressividade não é a melhor forma para solucionar os problemas, pois estes conceitos fazem parte de toda a filosofia do Karate tradicional, passada pelo Mestre que considera seus discípulos bem como os alunos destes, uma grande família.
Os alunos têm o professor como espelho e à medida que aprendem, passam a se conhecer física e emocionalmente, descobrem que são capazes de evoluir e de fazer coisas que antes não conseguiam. Todas essas características combinadas criam um ambiente pedagógico rico para que as crianças se tornem mais confiantes, percam a timidez e evoluam também psiquicamente.
A criança, logo a partir dos primeiros meses de vida, aprende com seu corpo em movimento, começando a formar a sua personalidade. Essa fase inclui o processo de engatinhar, aprender a andar e as primeiras iniciativas de exploração do mundo, ainda sob os cuidados dos adultos.
O aprendizado de atividades físicas específicas começa mais ou menos aos cinco ou seis anos, o que pode ser estimulado, respeitando as características da idade e da personalidade da criança. Jean Piaget postulou sua teoria sobre o desenvolvimento da criança e descreve-a, basicamente, em quatro estados, que ele próprio chama de fases de transição (PIAGET, 1975). Essas quatro fases são:

• Sensório-motor (0 – 18 meses): É a fase, dos reflexos inatos ao qual o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar psiquicamente o ambiente. Também ocorre a construção das noções de objeto, espaço, causalidade e tempo, organizando a percepção. Todos estes aspectos configuram a inteligência prática.

• Pré-operatório (18 meses aos 6 anos): É a fase do desenvolvimento do pensamento representativo e do raciocínio intuitivo. A criança deste estágio é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro. Precisa de explicações a respeito de tudo (fase dos “por quês”). Possui uma percepção global sem discriminar detalhes. Avalia conforme as aparências e ainda não consegue relacionar fatos. Como está centrada no eu, a criança tem dificuldades de manter atenção por tempo prolongado e de participar de atividades que envolvam regras e que sejam em grupo.

• Operatório concreto (6 aos 12 anos): Neste estágio a criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Apesar de não se limitar mais a uma representação imediata, depende do mundo concreto para abstrair. É a fase que permite a socialização. Segundo Hellen Bee, 2003, neste momento, a criança está preparada para desenvolver uma série de regras ou estratégias para examinar o mundo e interagir com ele. Há o interesse por jogos, regras e por atividades em grupo. Começa a desenvolver o sentimento de cooperação e superação, além disso, passa a se concentrar nas atividades do meio e manter a atenção, o que ajuda a desfrutar da melhor forma de atividades físicas específicas como o Karate.

Operatório Formal (a partir dos 12 anos): Agora a criança é capaz de pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções usando seus recursos internos. Em outras palavras, as estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas. Nesta fase a criança desperta o interesse pela competição e está apta a fazer atividades que possuam regras complexas. A imposição leva ao desinteresse.

Avaliando segundo esta teoria, vemos que a partir dos 6 anos a criança se encontra num estágio mais apropriado para desfrutar inteiramente do aprendizado específico do Karate, não isentando a possibilidade do início antes desta idade, mas utilizando-se de atividades recreativas mais direcionadas a estimulação e desenvolvimento global.

Assim, o Karate pode ser uma ferramenta importante na formação infantil, não só na prática, mas na participação de eventos promovidos pela categoria, como provas de graduação ou campeonatos. Muitos profissionais da saúde mental enfatizam que a frustração pela expectativa nestes eventos, pode trazer problemas à criança. Mas isso só pode acontecer se os professores e principalmente os pais não souberem orientar a criança e evitar que haja desestímulo com a frustração, mesmo porque, sabemos que a vida nos diz muitos “nãos” e que precisamos desde cedo aprender a lidar com estes acontecimentos. Por outro lado, vencer faz parte dos projetos de todo ser humano, e essa vivência nos permite acreditar ainda mais em nossos potenciais e nos dá forças para enfrentar os conflitos diários. Aos pais é importante que, ao decidirem colocar seus filhos para praticarem o Karate, respeitem a escolha da criança e participem de seu desenvolvimento na arte, trabalhando junto com o professor que possui o conhecimento para o ensino do Karate nesta fase da vida.

O Programa Karate Kids visa proporcionar às crianças um treinamento eficaz e agradável, propiciando aprimoramento do corpo e da mente.
Este programa dá ênfase à disciplina, concentração, respeito e confiança.
As crianças são orientadas para cooperação, responsabilidade e desenvolvimento de um espírito de grupo e, desenvolvendo seu senso de liderança.
Essas qualidades ajudarão a criança a se distinguir na escola e ajustar-se ao mundo em que vivemos.

A ARTE MARCIAL quando bem orientada, contribui muito para a formação da criança. Desenvolvendo além de um condicionamento físico e defesa pessoal:

• Auto-Confiança;
• Responsabilidade;
• Liderança;
• Concentração;
• Respeito;
• Disciplina;
• Sociabilidade

Vemos em nossos alunos que praticam desde criança uma essencial participação do Karate na formação para a vida, como, por exemplo, agindo com maior tranqüilidade diante de confrontos com professores e colegas na escola e priorizando os relacionamentos e atividades em grupo. É comum recebermos alunos que passavam o dia todo em frente ao computador e não conseguiam relacionar-se com os colegas na escola, apresentando timidez e até problemas de aprendizagem. Com a convivência nas atividades da nossas academia, desenvolveram estas capacidades naturalmente.

Filosofia

“As dificuldades são como as montanhas, elas só se aplainam quando avançamos sobre elas”

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