Confederação Brasileira de Karate de Contato

Aquecimento com alongamento

A importância do Aquecimento

Aquecer a musculatura do corpo todo e aumentar a freqüência cardíaca são fundamentais para aproveitar o treinamento.
Alongamento, corrida e seqüência de ginástica são os movimentos mais comuns utilizados durante o aquecimento, contudo, você pode usar golpes fazendo um ensaio do treinamento. Mas não se esqueça! Você está se preparando seu corpo para o treinamento portanto nada de exigências técnicas, os movimentos devem ser feitos levemente, com forca e intensidade baixas.
Nunca devemos esquecer que para obtermos um golpe forte, ágil e alto, o corpo deve ser flexível. Se o corpo é muito duro, ou encontra- se em um estado de rigidez absoluta, perde- se grande parte de forca, agilidade e de altura. Sendo assim, os golpes não sairão com perfeição necessária. Isso acontecendo o corpo se cansará com facilidade e neste estado a probabilidade de surgirem problemas musculares serão maiores.
Antes de qualquer treinamento, aqueça- se. Evite uma distensão.

O Desaquecimento

Tão importante quanto treinar é descansar. Esta máxima pode resumir a teoria do Treinamento Desportivo na atualidade. Aquela idéia de que só o trabalho físico levaria à uma boa performance, está pelo menos por enquanto, superada. O ponto de partida para um bom treino é com o corpo descansado.
Se o treino intenso e as competições provocam esgotamento, perda de apetite e perturbações do sono, devemos conceder a merecida importância a parte final do treino, denominada desaquecimento, ou volta á calma, que tem por objetivo fazer o organismo voltar ao estado natural primitivo, para reingresso na vida cotidiano, isento de tensões prejudiciais. Para isto aconselhamos todo tipo de exercício de descontração muscular e massagem (ou automassagem) e relaxamento.
E quando começa este descanso? É simples. Ele se inicia logo após ser desenvolvida a parte principal da aula. A fase final do treino, ou relaxamento, è o começo do descanso que será completado posteriormente com alimentação e sono adequados.
A dinâmica do treinamento è alternada, ou seja, há dias de atividades muito árduas conjugadas com períodos mais leves. Em certos casos podem ser dados os chamados treinos de recuperação para ajudar na recomposição do atleta, através de atividades menos puxadas.
Este tipo de trabalho pode ser feito em outro local, que não seja o habitual da aula. Exercícios feitos na água – a hidroginástica, por exemplo, são recomendadas como agentes relaxantes e restauradores de treinos ou competições muito exigentes. É importante ressaltar que a atividade de recuperação deve ser leve, com pouca intensidade e, de preferência, um trabalho sem grandes exigências físicas ou técnicas.
O método de relaxamento será em principio dirigido pelo mestre ou professor, que vai indicar verbalmente o tipo de sensações que o participante deve experimentar durante o relaxamento muscular: extensão de todo o corpo, peso, calor etc. A ordem do relaxamento será: pernas, tronco, braços, ombro, pescoço e fase.

 

 

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